Empresa: 4 Passos para separar despesas Pessoa Jurídica da Física

sistemagestor_fisicaoujuridicaÉ comum profissionais autônomos e empresas familiares misturarem as contas de casa com as da empresa. Quando isso acontece, sempre surge uma dúvida: qual o real resultado da empresa?
Não podemos simplesmente dizer que é proibido pagar uma despesa do carro particular, por exemplo, com recursos da empresa ou abastecer o veículo de entregas com o dinheiro do bolso. O ideal é que não seja realizada essa prática, mas entendendo como pequenas empresas funcionam, não podemos negligenciar esses acontecimentos. O que deve ser feito é criar um senso organizacional para apurar esses eventos.
Algumas empresas passam por dificuldades pela simples falta de planejamento financeiro ocasionado, muitas vezes, por pouca informação de seus donos ou de técnicas administrativas adequadas para gerir o negócio.
Dicas simples são essenciais para garantir o mínimo de organização na empresa:

  1. Defina qual será o pró-labore (salário) do sócio;
  2. Peça nota fiscal ou recibo de tudo o que gastar, principalmente o que compete à empresa;
  3. Crie o hábito de escrever no recibo como foi o pagamento (dinheiro, cheque ou cartão de crédito ou débito);
  4. Organize um caixa para apurar os valores.

Esse controle é vital para a saúde financeira da empresa e alguns softwares de gestão permitem com recursos simples controlar e apurar os gastos, inclusive diferenciando as despesas de competência da empresa das despesas domésticas.
No software criado pela Sistema Gestor, uma ferramenta calcula todas as despesas domésticas, que são classificadas como “um adiantamento do pró-labore”. Quando efetivamente for lançado o valor do pró-labore do sócio, o software  identifica o saldo acumulado e deduz do valor a ser pago. Essa operação resulta em um extrato bem simples no qual é possível visualizar, de forma cronológica, os valores movimentados desde o último pagamento.

Formulário de Contato

Dúvidas? Entre em contato conosco!

Campos marcados com * são obrigatórios.