5 passos para sua empresa chegar ao ponto de equilíbrio

PontoDeEquilibrioSe você administra um negócio ou deseja empreender é preciso ficar atento ao ponto de equilíbrio de sua empresa. O ponto de equilíbrio nada mais é que a equiparação do lucro bruto com as soma das despesas e custos fixos. Em resumo: lucro zero.
E você sabe porque é tão importante visualizar o ponto de equilíbrio? Simplesmente porque até que sua empresa atinja esse ponto, ela está no prejuízo e sua meta é o lucro!
Aqui estão 5 passos para determinar o ponto de equilíbrio de sua empresa:

  1. Classifique todas as suas contas a pagar em uma das seguintes categorias: Custo variável, Custo Fixo, Despesa Variável ou Despesa Fixa.
  2. Some o Custo Fixo e as Despesas fixas do período.
  3. Calcule o Custo Variável do seu produto ou serviço.
  4. Calcule para cada venda qual o lucro bruto. Lembre-se Lucro Bruto = Valor de Venda – Custo Variável – Despesa Variável.
  5. Subtraia do Lucro Bruto a soma dos Custos + Despesas Fixas. Quando esse valor for zero significa que sua empresa atingiu o ponto de equilíbrio. Quando for maior que zero, esse é o lucro do período.

É possível realizar isso manualmente? Sim é plenamente possível, mas o trabalho será proporcional ao volume de transações da empresa. Quanto maior o movimento, mais trabalho para a apuração.
Conheça o GfazAdm, um software em nuvem que carrega toda a experiência administrativa da Sistema Gestor e que, certamente, vai ajudar sua empresa a crescer.
 
Matheus Fernando da Costa
———————————————-
Formado em processamento de dados e Mestre em Administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Atua na Sistema Gestor desenvolvendo sistemas e escrevendo artigos para nosso blog.

Formulário de Contato

Dúvidas? Entre em contato conosco!

Campos marcados com * são obrigatórios.